Instruções para o concurso de Inovação “Hackathon”
Para fomentar a criatividade dos estudantes, experimentando novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas, durante a FIEBaT irá decorrer o Concurso de Inovação “Hackathon”. Este evento com a duração de dois dias vai reunir estudantes de várias IES num ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação com a resolução de problemas reais da nossa sociedade. No final, cada equipa deverá fornecer um vídeo com a duração de dois minutos de apresentação da proposta de inovação.
O Hackathon vai proporcionar aos estudantes inovar, integrar, desenvolver novas habilidades e pensar fora da caixa. Visa também identificar novas lideranças e, principalmente dar oportunidades de se mostrar as habilidades e criatividade em um ambiente sem hierarquias, onde terão as mesmas oportunidades nas diversas áreas do saber.
Princípios do concurso
Para a realização deste concurso serão criadas seis equipas de três estudantes do ensino superior, estando disponíveis as condições necessárias para o êxito desta actividade.
Cada equipa escolherá um dos temas apresentado pela organização e deverá possuir no mínimo 2 computadores. O júri seleccionará as três melhores propostas recebidas em vídeos com dois (2) minutos de duração.
Participação e papel do Júri
Poderão participar Universidades, representadas por, no máximo, 2 estudantes. A inscrição será feita mediante ao preenchimento de uma ficha a ser disponibilizada, oportunamente, neste espaço, para posterior submissão na plataforma https://www.submit.cnct.cruang.ao/index.php/CNCT/index
Compete ao Júri fazer a avaliação final dos trabalhos apresentados e tomar a decisão sobre os trabalhos a premiar, bem como anunciar a classificação dos premiados. A decisão do Júri é soberana e inapelável.
Critérios de avaliação
Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes critérios:
- Criatividade – grau de capacidade de transcender as ideias tradicionais,
regras, padrões, relacionamentos, para criar novas ideias, formas, métodos, interpretações, etc. - Inovação – nível de melhoria ou criação de novos produtos;
Relevância da inovação – impacto obtido em termos económicos, sociais e ambientais; - Método científico – métodos utilizados para o desenvolvimento do projecto (bibliográfico, experimental, bem como aplicação de testes);
- Desenvolvimento do trabalho – tempo, custos, pessoas e etapas claramente definidas.
- Demonstração – clareza e objectividade das informações apresentadas bem como a sua funcionalidade;
- Viabilidade – tecnologia e mercado;
- Aplicabilidade no sector productivo – possibilidade de aproveitamento do projecto no sector produtivo (possibilidade de ser industrializado ou não).
Os trabalhos serão classificados de acordo com o somatório da pontuação atribuída a cada critério acima enunciado na ficha de avaliação da Comissão Técnica.
Prémios e Certificação
Os prémios serão anunciados e entregues aos respectivos vencedores, aos primeiros classificados em cada tema, na Cerimónia de Entrega de Prémios. Todas as Equipas concorrentes receberão Certificados de participação.
Temas para a edição de 2025
- Eliminação da cólera;
- Acabar com a fome;
- Conservação do ambiente;
- Reciclagem de resíduos;
- Inovação tecnológica e empreendedorismo
Reclamação, Dúvidas e Omissões
Qualquer reclamação dos participantes deverá ser encaminhada à coordenação da organização e fundamentada por escrito no prazo de dois dias úteis contados a partir da data do encerramento do evento. As dúvidas e omissões referentes ao presente regulamento devem ser esclarecidas pela
Comissão Organizadora da FIEBaT (fiebat2025@ciencia.ao).