Instruções para os expositores à FIEBaT
São participantes da FIEBaT na condição de expositores os actores ligados as IES e aos II&D. Poderão também participar na FIEBaT outros actores do ecossistema (empresas, startups, incubadoras de empresas de base tecnológica, laboratórios de apoio a investigação científica, criado-res/inovadores) cujos projectos têm ligação/colaboração com as IES ou II&D.
Critério de participação
Os critérios de participação na FIEBaT são os seguintes:
- Projectos (ideias, invenções e inovação) desenvolvidos nas IES e II&D ou em colaboração com outros actores;
- Ter protótipos, produtos/serviços e processos tecnológicos, com potencial económico;
- Criatividade e originalidade.
Os projectos de produtos/serviços ou processos deverão ser obrigatoriamente apresentados em forma de protótipos. Poderão concorrer trabalhos inéditos que ainda não foram premiados em outros eventos. Serão aceites apenas os projectos que forem entregues dentro do padrão e prazos estabele-cidos no presente Regulamento. Quando a exposição envolver simulação por computador, o equi-pamento deverá ser providenciado pelos participantes. Por fim, considera-se protótipo, o modelo original (ou situação de ensaio) que inclui todas as características técnicas e desempenhos do novo produto ou processo.
Forma de participação
A participação na FIEBaT pode ser feita de forma individual ou por equipa. Em caso de participação por equipa, o número de expositores não deverá exceder três elementos. Os participantes devem assumir a responsabilidade de observar e respeitar todas as disposições do presente Regulamento.
Deveres dos Participantes
Constituem deveres dos participantes:
- Efectuar a inscrição para a FIEBaT, através do envio da ficha de inscrição obedecendo aos prazos estipulados;
- Apresentar documentos necessários para a sua participação, nos termos do presente regulamento;
- Efectuar o respectivo pagamento da taxa de inscrição;
- Efectuar o transporte, a montagem e desmontagem dos equipamentos utilizados para apresentação.
- É obrigatória a presença constante de uma pessoa responsável no stand, durante todo o período de funcionamento da Feira, sob pena do trabalho exposto ser desconsiderado para fins de avaliação.
Direitos dos Participantes
Constituem direitos dos participantes:
- Fazer a inscrição
- Circular livremente em todos os espaços públicos da feira;
- Ser tratado pela organização com cortesia, profissionalismo, atenção, isenção e igualdade;
- Participar nas actividades da FIEBaT;
- Apresentar ao secretariado do certame sugestões, reclamações e propostas devidamente fundamentadas e identificadas;
- Utilizar todos os serviços e recursos à sua disposição;
- Ser previamente informado sobre as actividades programadas;
- Ocupar o stand até três horas antes do início da FIEBaT, no dia da inauguração;
- Desenvolver livremente a sua actividade, com respeito pelas disposições do presente regulamento.
Inscrição
A inscrição para FIEBaT deve ser feita de acordo com a data prevista na alínea a) do artigo 5.º do presente regulamento. A Pré-inscrição dos expositores para a FIEBaT, será feita mediante ao preenchimento de uma ficha a ser disponibilizada, oportunamente, neste espaço, para posterior submissão na plataforma https://www.submit.cnct.cruang.ao/index.php/CNCT/index
Selecção dos participantes
A selecção dos participantes por áreas dos trabalhos é feita pela Comissão de Júri, sob proposta da Comissão de Peritos de Apoio ao Júri.
Os trabalhos serão avaliados por meio de análise do projecto inscrito e a funcionalidade da obra, considerando os seguintes critérios:
- Criatividade – grau de capacidade de transcender as ideias tradicionais, regras, padrões, relacionamentos ou similares e, para criar ideias, formas, métodos, interpretações, etc.
- Inovação – nível de melhoria ou criação de novos produtos;
- Relevância da inovação – impacto obtido em termos económicos, sociais e ambientais;
- Método científico – métodos utilizados para o desenvolvimento do projecto (bibliográfico, experimental, bem como aplicação de testes);
- Desenvolvimento do trabalho – tempo, custos, pessoas e etapas claramente definidas.
- Demonstração – clareza e objectividade das informações apresentadas bem como a sua funcionalidade;
- Viabilidade – tecnologia e mercado;
- Aplicabilidade no sector productivo – possibilidade de aproveitamento do projecto no sector produtivo (possibilidade de ser industrializado ou não).
Os trabalhos serão classificados de acordo com o somatório da pontuação atribuída a cada critério acima enunciado na ficha de avaliação da Comissão Técnica. Serão seleccionados para participação na FIEBaT trabalhos nas distintas áreas tecnológicas. Os candidatos cujos trabalhos forem aprovados para a FIEBaT devem ter o compromisso de participar no evento.
Composição e Competências do Júri
O júri da FEIBaT tem a seguinte composição:
- Presidente;
- Dois docentes universitários;
- Dois representantes das distintas IES;
- Dois representantes de Empresas;
- Representante do IAPI;
- Representante ad-hoc estabelecido pela organização.
Compete ao Júri a avaliação final dos trabalhos selecionados e a decisão sobre os melhores trabalhos a premiar, bem como anunciar a classificação dos premiados, na voz do seu Presidente. A decisão do Júri é soberana e inapelável.
Comissão de Peritos de Apoio ao Júri
A Comissão de Júri no desenvolvimento da sua actividade é apoiada por uma Comissão de Peritos, constituída por especialistas de instituições públicas e privadas com reconhecida competência relacionada com as áreas dos trabalhos inscritos na FIEBaT, para efeito de avaliação e premiação, à qual compete:
- Avaliar as candidaturas recebidas;
- Pré – seleccionar os trabalhos;
- Elaboração dos relatórios;
- Dar respostas aos eventuais pedidos de esclarecimento colocados pelos candidatos, caso se considere necessário.
A Comissão de Peritos de Apoio ao Júri é constituída pelos elementos provenientes das seguintes instituições: Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI), representantes de Instituições do Ensino Geral e Superior, Centros de Investigação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Empresas e Comunicação social.
Categorias de Prémios
Os prémios serão atribuídos nas cinco (5) categorias criadas:
- Ideias;
- Invenções;
- Transferência de Tecnologia;
- Inovação;
- Empreendedorismo.
Para cada categoria será premiado o melhor trabalho, tendo em conta os critérios estabelecidos.
Atribuição de Certificados e Prémios
Serão atribuídos certificados de mérito aos primeiros classificados de cada uma das cinco (5) categorias criadas. Todos os concorrentes receberão certificados de participação. Os prémios que eventualmente surjam, no âmbito da FIEBaT, serão anunciados e entregues aos respectivos vencedores na cerimónia de entrega de prémios.
Responsabilização por danos
Os materiais expostos na FIEBaT são da responsabilidade dos participantes, a organização não é responsabilizada pelos danos que ocorram com os mesmos durante o evento.
Divulgação dos trabalhos
Os trabalhos apresentados na FIEBaT serão divulgados ao público.
Elegibilidade para premiação
Não são elegíveis, para efeito de premiação, os trabalhos apresentados em feiras ou eventos semelhantes. A organização poderá recusar qualquer inscrição se entender que a representação em causa não se insira no âmbito ou nos objectivos da FIEBaT. A organização pode convidar os criadores de trabalhos já divulgados, excepcionalmente, a expô-los novamente, não os habilitando aos prémios.
Reclamação, Dúvidas e Omissões
Qualquer reclamação dos participantes deverá ser encaminhada à coordenação da organização e fundamentada por escrito no prazo de dois dias úteis contados a partir da data do encerramento do evento. As dúvidas e omissões referentes ao presente regulamento devem ser esclarecidas pela
Comissão Organizadora da FIEBaT (fiebat2025@ciencia.ao).